Neste Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, é lançada uma campanha para sensibilizar os portugueses para o tema dos excedentes alimentares.
Esta quarta-feira, 29 de setembro, assinala-se pela 2ª vez o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares.
Nesta data, o Movimento Unidos Contra o Desperdício celebra o seu primeiro ano de existência, reunindo dezenas de empresas e entidades dos vários setores da cadeia alimentar, para sensibilizar os portugueses para uma temática que não pode deixar ninguém indiferente.
Até agora, o Movimento conta já com a adesão de 2.100 particulares e 245 empresas.
Sensibilização em torno do desperdício
A data é hoje comemorada com o arranque de uma campanha de comunicação e sensibilização à escala nacional e com um evento, no Banco Alimentar Contra a Fome, que reforça o debate em torno do desperdício alimentar.
Tendo por objetivo facilitar o aproveitamento de excedentes, incentivar e facilitar a doação das sobras e promover o consumo responsável, o Movimento Unidos Contra o Desperdício foi fundado por várias entidades, congregadas pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, a propósito da designação do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, instituído em 2020 pela ONU.
O movimento, cívico e nacional, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas.
É PRECISO “CONTINUAR A CAMINHAR NO SENTIDO DE EVITAR E COMBATER O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS”,
Diz Isabel Jonet.
A Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, diz que “é preciso destacar o envolvimento de tantas marcas, empresas, entidades do setor público, privado ou social, e com elas continuar a caminhar no sentido de evitar e combater o desperdício de alimentos. Porque só com um esforço coletivo e uno será possível combater esta realidade intolerável, absurda em termos económicos e injusta em termos sociais e ambientais”.
Desperdício alimentar em debate
“Unidos contra o desperdício, num compromisso com as gerações futuras” é o mote do evento presencial que decorre hoje, entre as 17h e as 20h, nos armazéns do Banco Alimentar de Lisboa, com o objetivo dar visibilidade ao compromisso de todos os setores da cadeia alimentar.
Um painel de oradores variado abordará o tema e permitirá aos vários parceiros mostrarem de que forma estão comprometidos no combate ao desperdício alimentar.
Para ilustrar na prática que “nada se perde, tudo se transforma”, num momento gastronómico serão confeccionados pratos integralmente a partir de excedentes alimentares.
Campanha à escala nacional
Contando com o envolvimento de todos os parceiros e entidades aderentes do Movimento Unidos Contra o Desperdício, a campanha de comunicação assenta precisamente no conceito base da união dando visibilidade a todas as marcas, empresas e entidades públicas e privadas que, no terreno, combatem o problema dos alimentos que acabam por ser deitados ao lixo.
Assente no racional da reutilização, a campanha, com assinatura criativa da agência “O Escritório”, que se associou também ao Movimento, reúne antigos filmes e cartazes publicitários das várias marcas reaproveitando peças de comunicação e dando corpo a uma nova campanha congregadora.
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