30 de Março de 2021
Lisboa 30 de março – A luta contra o desperdício alimentar é uma maratona em que todos somos vencedores. A Decathlon Portugal é o novo aderente do “Unidos Contra o Desperdício e compromete-se dar um importante contributo para vencer esta corrida.
O movimento pretende alertar para perdas e desperdícios, incentivar e promover o consumo responsável, uma vez que mais de 1/3 de todos os alimentos produzidos no mundo acabam no lixo, alimentos esses responsáveis por 8% a 10% das emissões de gases com efeito estufa. Só em Portugal, há um milhão de toneladas de comida que nunca chega a ser consumida, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A Decathlon Portugal posiciona-se em três frentes de combate ao desperdício alimentar:
1) Animação regular das operações e gestão de stock, com particular atenção sobre o posicionamento e controlo de validades dos artigos de nutrição desportiva, assim como aplicação de estratégia “first in, first out”;
2) Criação de parcerias, como a existente com a Too Good to Go, para garantir que produtos em fim de validade ou com embalagem danificada, mas em condições de segurança alimentar e aptos para o consumo, possam ser comercializadas a um preço mais baixo;
3) Relação com a comunidade, com a doação de artigos de nutrição desportiva, em particular no último ano, a organizações da linha da frente no combate à pandemia.
Como parte do seu compromisso no Plano de Transição 2020-2026, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Decathlon Portugal junta-se agora às 185 empresas e mais de 1700 particulares que já apoiam este movimento que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o apoio institucional do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
Sobre a Decathlon
A Decathlon nasceu em França em 1976, com a grande vontade de democratizar o desporto e torná-lo acessível ao maior número de pessoas. Dispõe de mais de 1600 lojas espalhadas por mais de 50 países, nas quais oferece todo o equipamento para cerca de 120 práticas desportivas com a promessa de entregar produtos desportivos inovadores e de excelente qualidade a preços baixos todo o ano.
A Decathlon chegou a Portugal em 1993 com a equipa de produção e, em 2000, abriu a primeira loja, na Amadora. Conta hoje com 34 lojas em território nacional, um centro de produção, um centro logístico de aprovisionamento e um site de venda online. Emprega mais de 1400 colaboradores apaixonados por desporto e que trabalham todos os dias para dar resposta às necessidades dos desportistas, sendo responsável no total por cerca de 8000 empregos diretos e indiretos em Portugal. Mais de 10 milhões de artigos de desporto são produzidos em território português.
コメント