Esta açorda de bacalhau traz à mesa tradição portuguesa. O melhor de tudo? Ajuda a reduzir o desperdício alimentar, usando sobras de pão.
Grau de Dificuldade: Fácil| Tempo: 40 min
Ingredientes
300 g pão alentejano
400 g bacalhau
4 dentes de alho
15 g coentros
60 ml azeite
2 gemas de ovo
q.b. caldo de cozer o bacalhau
q.b. sal
q.b. pimenta
q.b. vinagre (opcional)
Preparação
Descasque o alho.
Coza, retire a pele e as espinhas e lasque o bacalhau.
Corte o pão em fatias finas.
Confeção: Num almofariz coloque azeite, esmague o alho, os coentros, junte um pouco de sal grosso e reserve o piso.
Num tacho ao lume, coloque as fatias de pão e adicione caldo de cozer o bacalhau. Mexa até as fatias estarem desfeitas. Junte o piso e misture.
Adicione metade do bacalhau lascado e envolva. Deixe cozer durante 4 minutos.
Coloque num prato bonito, de preferência de barro, disponha as restantes lascas de bacalhau por cima, um pouco de coentros frescos e a gema de ovo. Misture já na mesa.
Dica do chef
A textura fica ao seu critério sendo a açorda mais líquida e as migas mais sólidas. Para quem gosta de um sabor mais ácido pode dar um pequeno toque com vinagre de vinho branco.
Dica do Nutricionista
Haverá algo mais português do que pão e bacalhau ? Nesta receita, juntamos os dois e damos-lhe mais uma ideia de como reduzir o desperdício alimentar. Se tem em casa pão com alguns dias e bacalhau cozido, que sobrou de outra refeição, em vez de os deitar fora, utilize-os nesta receita. Estará a cuidar do ambiente, a poupar e a usufruir dos benefícios nutricionais destes dois alimentos excecionais.
コメント