O QUE É O MOVIMENTO UNIDOS CONTRA O DESPERDÍCIO?

Um movimento que pretende chamar a atenção para o desperdício alimentar e encontrar forma de o minorar:

– agregador de todas as entidades com ligação ou intervenção ao setor da alimentação;

– congregador de todas as entidades que se interessam pelo tema da luta contra o desperdício;

assente em comunicação e informativo em torno da temática do desperdício alimentar, nasce no primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, 29 de setembro de 2020, e propõe-se desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores, que consciencializem a população em geral para a importância do tema.

PORQUE FOI CRIADO?

Porque é urgente acabar com o desperdício alimentar: trata-se de uma realidade que é irracional do ponto de vista económico e injusta do ponto de vista social e ambiental: 30% dos alimentos produzidos acabam no lixo. Tem tudo a ver com sustentabilidade no seu sentido verdadeiro. E dai o enquadramento no conceito da Economia Circular.

QUAL A FINALIDADE?

Para chamar a atenção, para consciencializar e mudar atitudes. Ao longo de toda a cadeia, impactando todos os intervenientes: os que produzem, os que fabricam, os que transformam, os que embalam, os que transportam, os que consomem, os que descartam os resíduos.

A QUEM SE DIRIGE?

Dirige-se a todos: cidadão comum, empresas, entidades publicas e privadas, autarquias, instituições. Unindo gerações e interesses em torno de uma causa comum.

COMO SE APRESENTA?

Através de um conjunto de ações a partir do dia 29 de setembro e com um programa anual composto por diversas atividades de se pretendem com grande impacto junto da produção, da indústria, da distribuição e do consumidor final.

QUEM SÃO OS FUNDADORES?

ASSOCIAÇÃO DA HOTELARIA, RESTAURAÇÃO E SIMILARES DE PORTUGAL (AHRESP)

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO (APED)

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LOGÍSTICA (APLOG)

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, NO ÂMBITO DA LISBOA CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020

CONFDERAÇÃO DOS AGRICULTORES DE PORTUGAL (CAP)

CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL (CIP)

COMISSÃO NACIONAL DE COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR (CNCDA)

DARIARCORDAR/ZERO DESPERDÍCIO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DOS BANCOS ALIMENTARES (FPBA)

REFOOD

COMO POSSO ADERIR?

Para aderir a este movimento, seja empresa ou particular, basta clicar aqui: https://unidoscontraodesperdicio.pt/#Aderir