top of page


Cabaz de verão 10% mais caro e há mais desperdício alimentar adianta a To Good To Go
Segundo o Eurostat, em 2024, o valor gasto em alimentação por pessoa, em Portugal, foram 3.300 euros. Portugal foi o terceiro país da União Europeia com maior despesa, sem descontar a inflação, indica a To Good To Go.
24 hours ago


O paradoxo económico do desperdício alimentar em tempos de inflação
Os efeitos das alterações climáticas deixaram de ser uma previsão distante para se tornarem um fator concreto na economia alimentar global. Fenómenos meteorológicos extremos comprometem colheitas e encarecem a produção agrícola. Em Portugal, este cenário expõe um paradoxo econômico difícil de ignorar: enquanto os consumidores enfrentam dificuldades crescentes para adquirir produtos básicos, simultaneamente uma quantidade significativa de comida acaba por ser desperdiçada.
24 hours ago


Combate ao desperdício alimentar | IAPMEI associa-se à iniciativa
A sensibilização para o impacto económico, ambiental e social do desperdício de alimentos é crucial, uma vez que conduz a importantes perdas económicas, com impacto nas empresas e nos consumidores.
24 hours ago


Buffet de pequeno-almoço em risco? Hotéis repensam tradição pelo ambiente
Durante décadas, o buffet de pequeno-almoço foi um dos grandes símbolos da hotelaria em geral, associado à ideia de abundância e luxo. Hoje, esse formato começa a ser cada vez mais questionado devido ao desperdício alimentar, ao consumo excessivo e ao impacto ambiental, segundo um artigo publicado recentemente na BBC.com.
Aug 25


Parceria entre a Refood e empresa de software Webincode resulta em plataforma inovadora
Parceria entre a Refood e empresa de software Webincode resulta em plataforma inovadora
Aug 25


7 dicas para evitar o desperdício alimentar durante e após as férias
Embora durante o ano inteiro seja reconfortante ter o frigorífico cheio, na altura de ir de férias essa sensação é um pouco diferente. Se tem de se ausentar de casa durante um período de vários dias ou até semanas, já sabe que o mais provável é que muitos dos alimentos se estraguem. Mas o desperdício não pode ser uma opção; existem muitas maneiras de consumir ou conservar o que resta, e de deixar no frigorífico somente o que tem um longo prazo de validade.
Aug 25


Transição alimentar: comer local para semear a mudança
A forma como transportamos os alimentos que comemos e o desperdício alimentar tornaram-se grandes desafios ambientais e sociais a enfrentar pelas cidades. Produzir localmente, fortalecer circuitos curtos e criar redes de proximidade são algumas das soluções para sistemas mais sustentáveis. Municípios, especialistas e associações mostram projetos em marcha.
Aug 19


Parceria McDonald's / Pokémon foi rapidamente da euforia ao desperdício alimentar
Apanhá-los todos, menos às batatas fritas. Fãs do Pokémon estão a alimentar desperdício nos McDonald’s do Japão
Aug 19


A complexidade do desperdício alimentar
Num mundo onde milhões de pessoas passam fome, desperdiçar alimentos não é apenas uma questão de consumo, mas um problema ambiental, económico e ético que exige ação imediata.
Aug 19


Projecto Consciente(mente) aliou combate ao desperdício alimentar à transformação de resíduos
Projecto Consciente(mente) aliou combate ao desperdício alimentar à transformação de resíduos
Aug 11


Como poupar mais de 600€ por ano, à mesa
Um estudo da Too Good To Go revelou que cada português pode poupar mais de 620€ por ano – apenas combatendo o desperdício alimentar.
Aug 11


Impróprio para consumo? 38% dos portugueses podem estar a descartar alimentos em bom estado
De acordo com um estudo da empresa Too Good To Go, mais de metade dos consumidores acha a rotulagem dos produtos confusa ou insuficiente em relação a prazos de validade.
Aug 11
bottom of page